Temperar o peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhar em água suficiente até desmanchar. Se necessário, coar o caldo para retirar as espinhas do peixe, mas não desprezar os pedaços de peixe;
Refogar com um pouco de óleo a cebola e o alho picados em cubos miúdos até dourar. Acrescentar tomate e pimentão vermelho (sem as sementes) picados, extrato de tomate e refogar por mais um tempo. Acrescentar sal a gosto e acertar a acidez. Tomar cuidado para não deixar o molho muito ralo;
Incorporar o caldo de peixe (com os pedaços de peixe) no refogado e cozinhar por mais um tempo;
Acrescentar a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até dar o ponto de pirão. Ajustar o sal (se necessário);
Para finalizar, misturar cebolinha e salsinha picadas.